domingo, 25 de julho de 2010

Descansar no Senhor

Esboço da palavra do Culto Dominical de 25/07/2010.

Introdução

Antes de começar a pregar sobre a necessidade de “descansar no Senhor”, quero descontruir falsos conceitos sobre o tema.

- Ficar de braços cruzados esperando que a bênção caia do céu não é descansar no Senhor; é preguiça.

- Não ser diligente com suas obrigações (emprego, estudos, família, ministério, etc…) não é descansar no Senhor; é irresponsabilidade.

- Assumir dívidas desnecessárias contando com um milagre para pagá-las não é descansar no Senhor, é ser inconseqüente.

Isto posto, leremos três textos bíblicos de diferentes contextos, mas que tratam do mesmo assunto: confiança e descanso no Senhor.

Sl 127.1-2

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.”

1. O texto nos ensina que dependemos de Deus para todas as coisas. Que não há o que possamos fazer que nos garanta futuro, segurança ou tranquilidade. Se Ele não fizer, nada do que possamos fazer adiantará.

Mt 6.25-24

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".

- Ambição falsa e secular: nossa própria segurança material

Jesus nos proíbe da preocupação quando ao alimento, bebida e vestimenta (V.31), pois essa preocupação indica uma falsa visão de nós mesmos, como se fôssemos apenas corpos precisando de alimento, água e roupa, bem como da vida humana.

Jesus não está proibindo o pensamento nem a previdência, mas a preocupação ansiosa.

1) A preocupação é incompatível com a fé cristã (v.25-30)

A nossa vida, pela qual Deus é o responsável, é obviamente mais importante do que o alimento e a bebida que nos nutrem.

2) Problemas relacionados com a fé cristã

1.1 – os crentes não estão isentos na necessidade de ganhar a sua própria vida (“...se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” 2 Ts 3.10)

1.2 – os crentes não estão isentos da responsabilidade para com os outros

A principal causa da fome não e a falta da provisão divina, mas uma injusta distribuição por parte do homem. O fato de Deus alimentar e vestir seus filhos não nos isenta da responsabilidade de sermos seus agentes para isso.

1.3 – os centres não estão isentos das dificuldades

Ele não tem a promessa de que ficarão livres do trabalho, nem da responsabilidade, nem das dificuldades, mas apenas da preocupação. Estar livre de preocupações é diferente e de estar livre de dificuldades.

3) A preocupação é incompatível com o bom senso (v.34)

Os temores sobre o amanhã, que sentimos com tanta força hoje, talvez nem se concretizem. Precisamos viver um dia de cada vez

Fp 4.6-7

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Fp 4.6-7

Novamente vemos a proibição da ansiedade, mas a também a orientação para que ela substituída por oração e súplica; em troca teremos a paz de Deus nos guardando.

Mediante todas estas coisas, vamos descansar no Senhor.

Pastor Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário