domingo, 19 de setembro de 2010

VOCE TEM VALOR

Esboço da mensagem do Culto Dominical de 19/09/2010

pelo Pastor Alexandre

 

Mt 17.24-27

 

Ouvi uma mensagem sobre este texto e tentarei repassá-la para vocês.

24) Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?

Cafarnaum cidade portuária e rota comercial, Jesus colocou ali sua base operacional que era também onde Pedro morava. Boa parte dos relatos dos evangelhos acontede em Cafarnaum, nas circunvizinhanças e às margens do Mar da Galiléia.

A dracma era uma moeda grega, tendo quase o mesmo valor que o Denário romano, ou seja um dia de trabalho.

Os cobradores de impostos de voltaram para Pedro para o provocarem, pois sabiam que era discípulo de Jesus. O imposto em questão era o do templo, de 02 dracmas, era um recolhimento religioso, para sustento do templo que havia sido construído opor Herodes o Grande.

 

25) Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos?

 

26) Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos.

Sendo o templo era a casa de Deus. Jesus, como Filho de Deus, tinha direito a isenção do imposto. Jesus não usufruiu desse direito, achando melhor pagar o imposto do que causa escândalo.

 

27) Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.

Mar da Galiléia é de fato um grande lago de água doce com 22km de extensão de 12 km na média de largura, mar extremamente piscoso.

Lançar o anzol individualiza a pescaria porque pesca um peixe. Quando se pesca com a tarrafa se pesca muitos ou quaisquer peixes, mas com o anzol não, com o anzol se pesca um peixe.

Estáter era valor de moeda antigo, equivalia a 04 dracmas. Por isso Jesus disse que com esse estáter pagaria os impostos de Pedro e Jesus.

Jesus usa aquilo que estava entalando um peixinho para pagar o imposto do templo, mostrando que riqueza ele tira de qualquer lugar e que o templo era secundário, que na boca de peixe sem nome havia mais riqueza que naquele templo suntuoso.

 

E o que esta mensagem tem a ver com você?

Apesar do texto refletir a ética do Reino e a postura que um cristão deve ter em se tratando de tributos; não é sobre imposto que eu quero falar, eu quero falar de você.

 

Talvez você se sinta como aquele peixe

Que olha para você mesmo e pensa “eu não existo pra Deus, pros meus familiares, etc... dentro de mim eu só sinto esse entalo, essa agonia, esse desconforto no meio de uma existência onde não sou coisa nenhuma.”

“Sou mais um rosto na multidão”

Há valor em você

A riqueza que está dentro de você é maior que a do templo de Herodes. Aquilo que pra vc pode ter sido um acidente, pois as vezes Deus deixa que a gente engula coisa pela vida, que a gente se entale com coisas que nos sufocam,  frequentemente as coisas que nos angustiam são as coisas que Deus transforma em tesouros e acabarão sendo os grandes bens da gente.

Deus é Deus Pessoal

Milhões de peixe no Mar da Galiléia, Jesus conhecia todos, e sabia que um estava entalado com um estáter, e que o problema para aquele peixe seria bênção pra Pedro.

 

Mt 6.6 – Orar em secreto pois ele te vê em secreto

Mt 8.1-3 – O Leproso (Se quiseres podes me purificar)

Mt 8.5-8 – Centurião (Basta uma palavra)

Mt 8.15 – Entra na casa de Pedro e cura sua sogra

Mt 19:16 – diálogo com o jovem rico

Jo 3.2 – diálogo com Nicodemos

Jo 4 – diálogo com a mulher Samaritana

Jo 5.8 – diálogo com o paralítico de Betesda

Jo 19.26-27 – Crucificado ele dá atenção à sua mãe

Mc 10:46-52 – Cura de Bartimeu

 

Conclusão

Você que não se ama, que não se valoriza, e por isso põe a boca em tudo que é lugar, come lama, se engasga, se sente perdido no meio desse mar de gente. Mas fique sabendo que a lógica de Jesus é a seguinte: se Ele cuida de pardais e lírios. Cuida muita mais de seres humanos.

A história desse peixe pode ser a analogia que vai desentalar você hoje, e fará descobrir que aquilo que te entala na mão de Deus vira um tesouro se você não resistir o anzol de Deus, se você se deixar fisgar.

Deixe-se ser pescado pelo amor de Deus.

 

Pastor Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário