sábado, 29 de agosto de 2009

Os grandes inimigos do casamento

Estudo apresentado na reunião com café da manhã da Sociedade Masculina dia 29/08/2009, pelo nosso irmão Ademir de Oliveira.

OS GRANDES INIMIGOS DO CASAMENTO

1) INFIDELIDADE

Assunto tão serio , tão delicado que em Matheus 5:32 JESUS abre uma exceção p/o divorcio declarando que o adultério é motivo suficiente para acabar com uma casamento.

A menos que a parte ofendida seja capaz de oferecer o perdão e a parte infiel se arrependa de verdade , aquilo que DEUS abomina que é a separação torna-se solução legal para por fim a algo ainda mais abominável a seus olhos que é o adultério , a infidelidade.

A infidelidade é detestável em ambos os sexos , o problema é que a sociedade tende a ser extremamente cruel e machista , Um homem adultera e as pessoas dizem coitado deixou-se levar pela tentação, caiu numa fraqueza. Mas se acaso é a mulher quem adultera os comentarios são bem diferentes: è uma vagabunda, uma sem vergonha,um prostituta e a desqualificamos.

O homem adultera e se espera quase exigindo que a mulher seja indulgente , misericordiosa, compreensiva e que o perdoe.

Se é ela que comete o deslize o conselho que se dá ao marido é que a expulse de casa porque ela não presta, não merece o seu perdão.

O estigma do adultério sobre a figura da mulher numa sociedade facciosa , apaixonada, parcial é terrível .

Mais para DEUS a infidelidade é abominável tanto para o homem como para a mulher.

2) MENTIRAS

Mesmo aquela que começam pequenas ..ah é só uma mentirinha a toa para que ele/ela ficar aborrecido.

Cuidado com as mentiras , elas sempre vem do inimigo tenham o tamanho que tiverem

A mentira alem disso vai desembocar na desconfiança e um dia mais cedo ou mais tarde

o cônjuge que descobre que a outra parte mente torna-se um eterno desconfiado.

3) CIUMES

Este sentimento quando levado ao exagero mina qualquer relacionamento, destrói o amor.

O ciúme representa falta de confiança profunda não apenas no outro , mas creio que acima de tudo em si próprio.

4) AMARGURAS

São aquelas magoas guardadas, aquelas queixas sem fim , aquelas reclamações que não cessam nunca, ou ainda aquelas que não são ouvidas.

Em Provérbios capitulo 21:19 assim diz a palavra : è melhor morar numa terra seca e deserta do que numa boa casa com uma mulher briguenta e implicante.

O capitulo 27:15-16 faz uma grande analogia : Aquele pinga –pinga constante que acontece quando chove e a mulher briguenta e implicante são muito parecidos.

O capitulo 25:24 afirma : è melhor morar sozinho num quarto de pensão do que numa boa casa com uma mulher briguenta e implicante.

Estas desavenças e discussões entre cônjuges é semelhante a uma torneira pingando o dia inteiro

Precisamos tomar cuidado com esse pinga pinga , este gotejar continuo com amarguras e murmurações porque eles destroem o relacionamento conjugal.

5) FALTA DE TEMPO

Refiro-me àquele tempo fundamental imprescindível que os cônjuges devem dedicar um ao outro.

O comum nos dias de hoje é ver os maridos ocupados , consumistas, com mil problemas a resolver e as mulheres superocupadas ou ainda os recém-casados

Trabalhando o dia todo e estudando a noite e encontrando-se ás tantas para se darem uma boa noite na hora de dormir e um bom dia na hora de acordar e com uma infinidade de afazeres atrasados para resolver nos finais de semana..

Cuidado!! Casais que não gastam tempo juntos vão se superficializando, esfriando e se afasta, um do outro . Chega um dia em que tantas foram as horas consumidas separados que já não há mais dialogo possível.

Seus balões ( desejos / sonhos / planos), sumiram em mundos diferentes , ai amigo é cada um para si.

Evite que isto acontece com você , dedique um tempo para seu conjugge , mão deixe aquele romantismo de qdo éramos namorados ir embora por isto sdevemos sempre estar buscando esta essencia do romantismo . A nossa palavra chave é BUSCA ;

O dialogo

A conqusita

A confiança

O romantismo

O carinho

A compreenção

O entendimento

A paciência etc . etc , etc.

6) PERDA DO ESPIRITO ROMANTICO

Se você quer manter seu casamento firme e feliz mantenha aquele clima ou espírito romântico de quando você e eu éramos namorados .

No tempo de namoro naquelas noites de luar , a moça romântica comenta:

Como noite esta linda a lua brilhante.

E o nmorado dizia : Minha querida mais que a lua , brilham os teus olhos, as tuas faces , tua a encantas , tu incandesces , veja como lua do teu doce olhar..

Ai ele se casaram

Primeiro ano de casados : Vão eles andando pela rua e ela pensa: Faz um ano que ele não me diz nada.

Lua cheia e ela arrisca : Querido como a Lua esta linda , e ele diz é , é mesmo.

Ela insiste : quem brilha mais que a Lua querido?, e ele responde:Há 03 anos passados eu já disse a você e não estou disposto as repetir.

10 anos deposi e novamente La vão eles andando juntos pela rua , ela suspirando fundo diante r de uma linda noite de Lua cheia diz para o marido: Meu filho , a lua esta cheia olhe que linda , ele interrompe e diz :

Mulher não seja estúpida olhe para baixo senão vai cair num buraco.

É lamentável que o espírito romântico dos primeiros tempos tenha de ceder lugar a esta frieza ,indiferença, falta totsl de sensibilidade e imaginação.

Zelem por este espírito. Cuidado pra não perderem esse espírito romântico com o seu cônjuge.

Que Jesus Cristo o abençoe meu irmão e mantenha seu casamento como uma rocha firme sem trincas para dar entrada ao inimigo.

 

Ademir de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário