segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SOFONIAS

Introdução:

Temos aqui um relato Bíblico de um momento impar na história do Israel Antigo.

O Senhor levantou um profeta diferenciado dos demais profetas para falar em Seu nome ao povo de Israel.

Sofonias que significa: “O Senhor escondeu” ou “o revelador de segredos”, foi um profeta diferenciado porque veio de uma linhagem real, era tataraneto do rei Ezequias e primo do rei Josias. Notamos no (cap. 1:1).

Ele retrata aquilo que Deus desejou realizar na vida de Israel.

Restaurar tudo que faltava na ocasião, Israel de Adorar a Deus e o povo viver um novo tempo em suas vidas.

Tema: Tempo de Restauração

1. Deus restauraria a alegria do seu povo. (v.14)

· Parece algo contraditório o que o Senhor pede a Israel neste momento, para eles terem “alegria”, mas não é.

Um povo que foi levado cativo, suas terras habitadas por estrangeiros, com a aliança do atual rei Manassés com o império Assírio foi-lhe imposto práticas idolatras, magias e encantamentos na religião em Judá.

Para completar, construíram altares para adoração do sol, da lua, das estrelas, dos signos zodíacos e todos os astros do céu bem na entrada da casa de Deus.

Como este povo entristecido, angustiado, por isto e por muito mais, poderia adorar a Deus e viver o tempo de restauração que o Senhor prometerá em suas vidas?

· Só por meio do livramento do Senhor. O esforço próprio não seria suficiente nesta ocasião e o Senhor, estava disposto a realizar, desejoso em tirar toda a tristeza do meio do seu povo, ainda que as circunstâncias fossem adversas, porque Ele é Deus.

Pergunto a você nesta noite, existe algo na tua vida que tem entristecido o seu coração, tem atrapalhado você de adorar a Deus?

Se existe! O Senhor pode tirar! Como ele foi com Israel, Ele pode ser com você também, meu irmão!

C. S. Lewis: “Alegria é um negócio sério no céu, com o qual Deus trata pessoalmente”.

Porque não é fácil alegrar alguém, é uma arte. Precisa-se saber o que a pessoa gosta e o que não gosta, o que precisa e o que não precisa para se alegrar alguém.

Mas o que é lindo é que o Senhor sabe exatamente o que você precisa nesta noite. Como diz o salmista:

Sl.16:11. “Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”.

Sl.30:5. “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo”.

É tempo de restauração.

2. Deus restauraria a motivação do seu povo. (v.15)

· O povo olhava as circunstancias e desfalecia, porque eram maiores do que eles poderiam suportar. Os juízos “diziam respeito à maneira de eles serem julgados” com severidade e injustiças, com opressão e raiva.

Mas chegaria o grande dia, em que Deus estaria com eles, no meio deles.

O dia em que nada os intimidaria mais, afinal Yavé é mais poderoso que todos os reis da terra, e Ele estária lá para advogar as sua causa e defende-los na sua dor.

E você? As lutas têm desmotivado você a seguir adiante! Não desista. Vá a frete, lute.

Sl. 46:5-7. “(v.5) Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará desde o raiar da alva. (v.6) Bramam nações, reinos se abalam; ele levanta a sua voz, e a terra se derrete. (v.7) O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Is. 41:13,14. “(v. 13) Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. (v.14) Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel”.

É tempo de restauração.

3. Deus restauraria as forças do seu povo. (v.16)

· “As mãos do povo estavam enfraquecidas” porque não existia mais liderança, não tinha alguém para guiar o povo, para levar o povo a fazer escolhas certas.

Com Deus ao lado deles era tudo o que eles precisavam para transformar este momento de fraqueza em força, para acreditar que algo poderia ser mudado.

Mesmo diante de tudo que se via naquele momento.

Se você, está sem força. Deus também pode fortalecê-lo.

Is.40:28 – 29. “(v.28) Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. (v.29) Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor”.

Sl. 28: 7, 8. “(v.7) O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei. (v.8) O Senhor é a força do seu povo; ele é a fortaleza salvadora para o seu ungido”.

Sl. 46:1. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.

È tempo de restauração.

4. Deus restauraria a identidade do seu povo. (17-20)

· O Senhor sabia que a identidade é formada quando o povo era unido a um único propósito. Uma nação unida revela o que ela pensa e qual o grau de relacionamento com o seu Deus.

E vida dispersa é vida sem sentido e o Senhor uniria mais uma vez os filhos de Israel. Todos aqueles que estavam longe, o Senhor os traria de volta.

O verdadeiro culto seria praticado de novo. Não mais seriam envergonhados. As nações vizinhas reconheceriam mais uma vez que Deus esta em Israel.

A nossa identidade é o nosso testemunho pessoal e também coletivo.

E você, meu irmão pode ser testemunho vivo da presença de Deus na vida de uma pessoa.

Para ser este testemunho vivo, basta ter alguns requisitos básicos.

À exemplo de Israel:

1. Experiência com Deus, experiência com o Pai. E se adquire quando Ele toma conta de todas as áreas da nossa vida.

2. Convicção do que você crê.

3. Os nossos atos em coerência com aquilo que pregamos ou falamos.

Estas coisas contribuem para restauração de nossa identidade em Cristo.

É tempo de restauração

Atos 1.8 “E recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samária, e até os confins da Terra.”

Conclusão:

· Aproveitemos o momento do Senhor em nossas vidas para colocar os nossos corações no seu altar.

· Para que Ele venha fazer tudo que é necessário em nós.

· Restaurar a alegria, a motivação, as forças e a nossa identidade.

Aplicação:

Oremos por nós e por aqueles que sentem a necessidade de ser restaurado em alguma área de suas vidas.

 

Pastor Tito

Nenhum comentário:

Postar um comentário