domingo, 22 de novembro de 2009

O que fazer quando enfrentamos o impossível

Mensagem apresentada pelo Pastor Alexandre no Culto Vespertino de domingo, dia 22 de novembro de 2009.

Esta mensagem é uma transcrição de uma mensagem do Pr. Ricardo Gondim

 

2 Sm 12.14ss

Introdução

Nós nos especializamos a ensinar as pessoas a resolverem questões impossíveis, nós lidamos com os problemas sempre com a perspectiva de transformar o impossível em possível. Nós pastores pregamos assim:

- Se vocês estiverem diante do Mar Vermelho, Deus abrirá o mar para vocês,

- Se houver uma tempestade, Deus acalmará os ventos

- Se você estiver naufragando, ele vai tomar você pelas mãos e te fazer andar por sobre as águas.

- Deus é o Deus que faz o impossível se transformar no possível.

Mas o que fazemos quando o impossível é impossível mesmo?

Mas a Bíblia não diz que tudo é possível ao que Crê? Sim, é possível, mas nem sempre acontece, pois acima da possibilidade existe a vontade de Deus. Além disso, temos exemplos na própria Bíblia que em que o impossível foi impossível para o que creu.

Quando o morto não ressuscitou, quando a situação não se reverteu, quando a doença não cedeu. O que é que eu faço?

Pastor o que eu faço quando o câncer não cedeu? Quando a morte não teve jeito? Quando o aborto aconteceu? Quando o diagnóstico é implacável? O que é que eu faço?

Temos vários personagens bíblicos que enfrentaram situações impossíveis.

Moisés: Dt 3:25-27 foi impossível entrar na terra prometida

“Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano! Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o SENHOR me disse: Basta; não me fales mais deste assunto; Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão.”

Paulo: 2Co 12.7-9 Deus não tirou o espinho na carne de Paulo

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”

Nós nos especializamos em pregar a mensagem que Deus transforma o impossível em possível, e quando Ele transforma o impossível em possível é porque temos muita fé, e que o exercício sublime da fé é transformar a circunstância impossível em possível.

Pergunta: Qual circunstância requer mais fé? Ver uma situação impossível e acreditar que Deus pode mudar, ou, passar por uma situação impossível e ter fé para conviver com ela?

O que exige maior grandeza? O que exige maior dependência de Deus? O que exige mais demonstração da verdadeira fé? É transformar um doença grave em mal estar ou atravessar uma doença triunfante?

O que precisa de maior fé é passar pelo impossível com atitude triunfante, com grandeza de alma e dependência de Deus.

O que exige maior fé? É orar para que Deus tire a provação ou resistir a provação na dependência de Deus vencer?

Ao observarmos que a maioria das igrejas está ensinando as pessoas apenas a resolver problemas buscando a transformação do impossível em possível, concluímos que as igrejas estão se especializando na dimensão menor da fé. A dimensão maior da fé nós estamos esquecendo, e o que é a dimensão maior da fé? É atravessar, é suportar, é sair do outro lado triunfante, ainda que a situação seja impossível.

Explanação do texto.

Enquanto o menino estava doente ele estava prostrado. Após a morte, ele levante e toca a vida. O que se há de fazer? Enquanto havia jeito ele chorou, jejuou... Agora que estava sem jeito o que adianta ficar naquela postura?

Enquanto tiver e der jeito minha palavra para você é Ore, Busque, esforce-se trabalhe... Mas se para você o impossível foi impossível, veja algumas lições do texto:

1º Enfrente a realidade como ela é (v.19)

Não tente maquiar o que não é verdade. Muitas pessoas não têm triunfo por que tem medo de enfrentar a realidade. Seria maravilhoso se não tivesse acontecido, mas aconteceu. Sua realidade é outra, não viva negação da sua realidade.

Talvez você tenha perdido um ente querido, esteja enfermo, esteja desempregado... essa é a sua realidade. Mentir para você mesmo não muda a realidade... Não imaginando a possibilidade daquilo que poderia ter sido, mas não foi. Seria maravilhoso se...

2º Tome a decisão de não se entregar (V.20)

A vida continua e você está vivo, o Deus que você serve não largou de você, Ele não deu as costas para você, Ele está do seu lado.

Tem gente que se transforma num trapo, entrega os pontos, desiste da vida.

3º Tome a decisão de adorar a Deus (v.20b)

Davi foi para o santuário e adorou. A minha percepção da vida não mudou a minha percepção de Deus. A dureza da vida não me tornou Teu inimigo. A doença que matou meu filho não me indispôs contigo. Confio no Teu caráter, no Teu cuidado... eu sei que o meu redentor vive.

A morte do meu filho não muda o que penso a respeito de Deus. Não vivo de emoções, vivo de fé.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.” Hb 3.17-19

4º Prepare-se para o futuro (v.20c)

Recomponha-se para enfrentar a vida, para o futuro, para o que Deus ainda tem para você. “Não sou apenas pai de uma criança que morreu, sou Rei de um reino.” Davi tirou o foco do problema e colocou sua visão em outras dimensões da vida, que ele precisava estar preparado para elas. Precisa se fortalecer para outras dimensões da vida que não morreram com o filho.

Talvez haja uma dimensão da vida que tenha sido acabada, mas não significa que tudo da sua vida acabou. E mesmo que a morte chegue, nem assim você está terminado, pois “aquele que em Mim ainda que esteja morte viverá...”; nada pode acabar com sua trajetória se você é de Jesus Cristo.

Alimente-se de alimento, da Palavra... vá para frente.

5º Tire o foco da sua dor (v.24)

Consolou sua mulher. Encontrou alguém que estava mais ferido do que ele, ele se preocupou com a dor do outro. A dor dela era maior que a dele.

Existem tantas pessoas feridas, e você que passou pela dor, pode ser agente de Deus na cura de pessoas que também sofrem.

A gente se abre para a vida quando a gente se solidariza com a dor do outro.

A percepção da dor nos ajuda a sermos agentes curadores de Deus para outras pessoas. Davi cuida de Betseba dizendo que entendia sua dor.

A medida em que consolamos o outro, nossa dor se torna menor. Quando olhamos a dor do outro a gente deixa de se preocupar com as besteiras da vida. A dor do outro nos tira do nosso ranço medíocre. Tem muita gente padecendo em hospitais, em velórios, gente desesperada...

Talvez você esteja criando dificuldades enormes na vida, porque você se esquece do próximo.

6º Lembra-se que Deus ainda não terminou seu projeto com você

Betseba ficou grávida de um menino, este Salomão se torna o herdeiro do trono. Davi era casado com outras mulheres, teve muitos filhos com outras mulheres, mas Deus escolheu Salomão para ser o rei de Israel. O filho da mulher com quem Davi adulterou.

O impossível não significa o fim da história, significa um capítulo que se encerrou. Enquanto Deus não termina a história nós podemos dizer, eu sei que meu Redentor vive.

Saiba que com Deus a esperança do justo não é frustrada.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rm 8:28

Você que está passando uma situação impossível, coloque-se na mão do Senhor porque Ele ainda não terminou o que tem para fazer na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário