domingo, 20 de dezembro de 2009

Fenômeno Social: Sincretismo Religioso no Brasil

Lição para Jovens apresentada na Escola Biblica Dominical no dia 20/09/2009 pelo Pastor Tarcizio

Fenômeno Social: Sincretismo Religioso no Brasil

Texto Áureo Mt. 24:11.

Introdução:

Não são poucas as manifestações religiosas no contexto nacional brasileiro. Vivemos dias de plena confusão religiosa e cabe aos lideres de nossas igrejas definir ou apontar as anuências prejudiciais à espiritualidade cristã de nosso tempo.

Para isto segue-se este estudo, que pode ajudar a detectar o que é prejudicial à sã doutrina, mesmo sem a pretensão de dar uma resposta final a esta questão.

Porém pode revelar caminhos pelos quais um cristão deve formar umas respostas responsáveis, bíblicas e apropriadas a estas questões.

1. Definição:

Não séria possível termos uma visão mais apurada deste fenômeno social religioso, o sincretismo religioso sem antes entendermos alguns termos propriamente ditos:

a. Fenômeno social.

“Este por sua vez, corresponde a comportamentos, ações e situações observadas em certas sociedades, organizações e grupos. Tendo efeito positivo ou negativo no meio que é detectado”.

b. Sincretismo.

A palavra sincretismo vem do grego “synkretismós”, que significa:

1º Tendência à unificação de idéias ou de doutrinas diversificadas e por vezes até inconciliáveis.

2º Amálgana de doutrinas ou concepções heterogêneas.

3º A fusão de elementos culturais diferentes ou até antagônicos em um só conjunto, continuando perceptíveis de alguns sinais originários.

c. Sincretismo Religioso.

É um fenômeno existente no contexto social pós-moderno, que induz a mudanças rápidas dos valores tradicionais e absolutos que estão baseados na Palavra de Deus e na Ética cristã.

Onde o relativismo e o individualismo são Absorvidos e agrupados numa nova ordem de valores da Igreja com o divino.

2. Quais as implicações na vida Cristã?

Com base na força em que este fenômeno exerce sobre o meio em que nos relacionamos dentro e fora da igreja, se vê os resultados negativos na vida da cristandade brasileira.

  1. Cristãos Nômades.

Homens e mulheres cristãs que não conseguem enraizar-se na “Videira Verdadeira” que é Jesus (Jo.15:1) e vivem uma vida descontente, mudando de um lado para o outro, a procura de um lugar para satisfazer as suas necessidades existenciais.

Revelando em si mesmo evidente resultado da falta de autodisciplina e de domínio próprio.

  1. Cristãos Consumidores.

Para aliviar a ânsia do coração, temos aqui o resultado deste fenômeno na vida de um grande grupo de cristãos do nosso tempo. Irmãos mais interessados na benção do que o abençoador. Com tratamento todo egoísta a maneira de relacionar-se com Deus.

Desconsiderando a maneira como o Senhor dirige todas as coisas, ao seu modo de realizar, que não é pelo acaso, mas pelo seu cuidado providencial.

  1. Cristãos Seculares

Tem adentrado as portas da igreja um novo comportamento, mais interessado em chamar a atenção do publico do que verdadeiramente arrebanhar um povo exclusivamente do Senhor.

Inserindo práticas mundanas na liturgia cultica e na vida cristã, com pressuposições bíblicas, que ferem os princípios básicos de interpretação e aplicação da Palavra de Deus.

  1. Cristãos Mornos.

Talvez uma dos efeitos mais prejudiciais na vida cristã seja este. Porque hoje o povo de Deus não consegue discernir entre o que é sagrado e o que é profano. Vivendo uma vida de aparências e enganos dentro e fora da igreja.

A santidade deu lugar à permissividade nos costume e comportamentos, que são moldados pela cultura da época, cultura do prazer intenso, da diversão. Seja no lar, na escola, no trabalho, na maneira de vestir-se.

3. Quais as implicações na Vida da Igreja?

a. Espiritualidade Rasa.

Os dons espirituais e a busca pela experiência subjetiva, individual com Deus vai sendo esquecida e substituída ao longo da caminhada cristã, dando lugar a uma religiosidade engessada e rotineira.

b. Convivência Hipócrita.

A igreja se torna insensível às necessidades básicas do corpo de Cristo e dá lugar a superficialidade nos relacionamentos. “Cada para si e Deus por todos”.

c. Inversão de Valores.

A chamada divina para propagação do evangelho libertador e transformador dá lugar aos interesses financeiros de lideres corrompidos com o pecado.

d. Inserção de Ritos e Costumes.

Cada vez mais as aberrações humanas e por que não dizer diabólicas, vão fazendo parte do ministério da igreja em todos os seus seguimentos com muita sutileza e rapidez. Confundindo as mentes e corações e corrompendo o que a própria história de luta e preço pago pelos nossos irmãos do passado realizaram.

4. O que podemos fazer para não se deixar influenciar pelo sincretismo (fermento religioso)?

a. Na vida Cristã.

As escrituras nos instruem a honrar o corpo como tempo do Espírito Santo (1 Co.6:19-20). Revelando a presença interior do Mesmo e o seu domínio sobre nós. (Gl.5:23)

Devemos partir de um principio que se caracteriza por um estilo de vida disciplinado, esforçando-se em evitar a indulgência egoísta nos prazeres deste mundo.

Enquanto os costumes e padrões da comunidade mudam, há princípios bíblicos imutáveis que governam os cristãos em nossas atitudes e condutas.

Tudo em que nos envolvemos a fazer, reflete o nosso compromisso com Cristo e nosso testemunho no mundo, (1 Co.10:31-33).

Sendo assim deve-se evitar a extravagância e aplicar-se a fazer escolhas direcionadas pelo Senhor, sobre a imagem que projetamos de tudo que temos e somos.

A boa dica pode ser fazer perguntas ao Senhor: Esta atividade aumenta ou diminui meu testemunho como cristão? Ela é contrária aos ensinos da Bíblia? A minha consciência está limpa? Participar dela vai me expor desnecessariamente à tentação? Esta atividade é, em qualquer sentido, viciante?

b. Na Igreja.

A igreja é parte do plano eterno de Deus de fazer para Si um povo que seja “santo e irrepreensível diante dEle”. Ela foi instituída por Cristo durante seu ministério quando Ele a comissionou para ser Sua única representação no mundo.

Por isso, as Escrituras falam da Igreja como o Corpo de Cristo. Sendo ela, capacitada para o ministério pelo ativo e contínuo trabalho do Espírito Santo, desde o Pentecostes.

Da mesma forma que as cartas do N.T. foram escritas para Igrejas em lugares específicos, compostas por pessoas específicas, a igreja também é não apenas universal, mas também visível e local.

Como membros deste Corpo, temos privilégios e responsabilidades. Fidelidade a mesma é evidência do membro como individuo, do desejo de manter um relacionamento de salvação com Jesus Cristo como Senhor, levando adiante a causa de Cristo e de amar a comunhão da Igreja de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário