quarta-feira, 3 de junho de 2009

Entendendo a Solidão

Textos: Lamentações 3:24-28 Salmo 68.6 Salmo 102:1-7 Isaias 27.10  João 14.18 Marcos 6.31 

Mateus 4.1-2,11 A tentação de Jesus, foi levado ao deserto lugar de solidão

Embora os aglomerados de pessoas aumentem cada vez mais, em especial nas grandes cidades cresce assustadoramente o sentimento de solidão das pessoas.
A solidão é ruim, indesejada e causa sofrimento?

O que nos diz a Bíblia :
Jesus, o Filho de Deus, se tornou gente como nós e passou por momentos difíceis,situações angustiantes e solidão. Em Mateus 4:1 Jesus foi levado pelo Espírito, ao deserto para um lugar solitário, árido, desabitado.Ele ficou só e sem comer pois jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. O deserto e a solidão eram o lugar e o tempo de preparação. Jesus foi capacitado, por meio da renúncia e da negação das necessidades mais elementares do ser humano.
O resultado da experiência de Jesus foi a vitória sobre o inimigo. A companhia de outras pessoas não lhe daria as condições para a aquisição do poder que precisava, como o fez a solidão.
Lamentações 3.24-28 mostra a importância de esperar pelo Senhor e aguardar a sua salvação de maneira muito especial: em silencio e só. 
Salmo 68:6 Deus não se esquece de seus filhos e filhas.Ele providencia maneiras diferentes para quem recorre á sua misericórdia, a fim de que essa pessoa não se sinta só. 
Salmo 102.1-7 O salmista sente-se cercado por inimigos, desfalecido em suas forças e se compara ao passarinho solitário, frágil e que nada pode fazer sozinho.
João 14.18 Esta promessa de Jesus é fonte de Esperança e Alegria.Não estamos sós.

Quais são as origens do sentimento de solidão?
Solidão é o sentimento de estar só, mesmo em meio de multidões.É ver-se consigo somente e,algumas vezes, sem poder contar com o auxilio de outra pessoa.Existem diferentes forma de solidão:
1) Imposta pelo estilo de vida das grandes cidades: emprego,violência ,etc
2) A que nasce da falta de compreensão de quem está perto de nós: pais,
Amigos, cônjuges ou parentes.
3) È a do abandono e da rejeição.Ela se constitui na desintegração do ser 
Inteiro, gera perplexidade, sentimento de culpa e rancor. Fazem parte
Namorado(a) divorcio, traição, pessoas idosas.
As pessoas vivem escravizadas, dominadas,oprimidas, pisadas, sem a menor perspectiva de esperança, pois se sentem abandonadas num planeta de seres humanos que não são irmãos 

Como fazer da solidão um motivo de satisfação?
Os momentos em que nos encontramos a sós podem se transformar em oportunidade de enriquecimento e satisfação , na medida em que canalizamos corretamente nossos sentimentos e perspectivas quanto á situação em que vivemos.
1.) A solidão pode proporcionar a que pessoa encontre a si mesma
Mateus 14:13; 26.41-42; Lc5:16; 6:12 Jesus se isolou muitas vezes para recolocar-se no centro da vontade de Deus. Eram momentos conscientes de solidão, que o levaram a encher-se de forças, ter comunhão com o Pai e avaliar a sua missão. Nós precisamos estar a sós na intimidade com Deus.

2.) Solidão pode não significar isolamento ou fechamento.A abertura emocional para outras  pessoas deve permanecer sempre em nosso horizonte. Isso permite que essa “solidão   voluntária” nos torne sensíveis ao encontro conosco mesmo e com as demais pessoas   possibilitando-nos enxergar o outro ser humano, aceita-lo, compreende-lo e ajuda-lo.  Da mesma forma, proporciona sensibilidade para o relacionamento amoroso com Deus.

Há diferença entre solidão e isolamento?
O isolamento é próprio das pessoas que,ainda jovens, conheceram a derrota, a incompreensão, a carência de amor e carinho, o desprezo e a falta de estímulos positivos.
Elas tornam-se amargas, agressivas e desprezam as outras, culpando-as por todos os fracassos de sua vida fria e estéril. Essas pessoas precisam ser salvas dessas situações, porque vão gerando aversão nas demais.Isso porque em geral agridem, culpam e desprezam as outras, uma vez que não aceitam a si mesma 
Mesmo em ambientes cristãos existem pessoas colocadas em situação de isolamento por não acatarem as mesmas idéias, doutrinas ou costumes da comunidade. Os encontro entre as pessoas se tornam espaços unicamente para ataques pessoais ou choque ideológico.
Quando isso acontece, as pessoas não podem ser resgatadas do isolamento, pois para isso é preciso respeito, amor e acolhida. 

Jesus Cristo conheceu todas as formas de solidão: da amizade traída do desprezo dos inimigos; da condenação dos religiosos; do abandono dos amigos e discípulos e do sentimento de distanciamento do Pai na hora em que carregou sobre si todos os pecados. Ele, porem, permaneceu fiel ao amor incondicional aos seres humanos, Ainda que desmedida a solidão sofrida por Jesus não conseguiu separa-lo do Pai e sim, ajudou-o a entregar-se inteiramente a Ele. Assim o grande desafio para superar a nossa solidão é desenvolver a certeza de que podemos estabelecer um relacionamento com nosso Criador.
Pra. Marisa