domingo, 21 de junho de 2009

Murmuração

Textos Básicos: Números 11:1 e 1Corintios 10-12

Objetivo da Lição: viver contente em qualquer situação

Introdução:

A maioria das pessoas tem motivos mais que suficientes para estar satisfeita, infelizmente, porem, muitas não estão insatisfeitas. Vivem descontentes, queixosas, mal humoradas. São abençoadas com vida e saúde, trabalho sustento, família e amigos, mas acham que tudo poderia ser melhor.

Muitas pessoas cometem suicídios no Brasil a estatística são 4 por mil habitantes

Aprendemos na Bíblia que a murmuração é uma atitude ou sentimento que desagrada a Deus.

1: O que é murmuração?

A insatisfação se revela pela murmuração. Murmurar significa queixar-se em voz baixa, lastimar-se resmungar, censurar ou repreender disfarçadamente em voz baixa: dizer mal, maldizer ou conceber mau juízo.

Na Bíblia aprendemos que a murmuração é um pecado que causa pesar ao Senhor. A ira do Senhor se volta contra os murmuradores: “Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do Senhor; ouvindo-o o Senhor, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu as extremidades do arraial (Nm 11:1). se manifesta A murmuração contra Deus e contra as pessoas, principalmente aquelas que estão exercendo alguma liderança.

A geração do êxodo liderada por Moisés foi o maior exemplo de murmuração e descontentamento (Ex 14:11-12; 15.23-24 16:8 17:3; Nm11.1-15 14.26-27; 16:41 ; Dt 1.27)

No novo testamento os maiores murmuradores foram os fariseus ( Luc 5:30; 15.1-2; Jô 6:41-42 descrevemos três vocábulos para descrever a insatisfação:

Murmuração (Fp2:14); queixa ou motivo de queixa (Cl 3:13) e gemer lamentar, queixar-se reclamar Mc 7:34, Hb13:17; Tg 5:9

2: As causas e as conseqüências da murmuração

A Bíblia nos ensina três causas para a insatisfação e murmuração

  • A Natureza pecaminosa do homem (Lm 3:39) (Jd 16) A natureza é por si mesma, insatisfeita e murmuradora
    Quando expectativas e desejos pessoais são frustrados. O povo de Israel tinha o mana nas queria: peixe,pepinos,cebola e melões. (Nm 11:1-6)

  • A Incredulidade ou falta de confiança em Deus: Deus foi o responsável em tirar o povo do Egito e conduzi-lo para uma terra deleitosa, mas quando enfrentavam dificuldades o povo murmurava mesmo sabendo o que Deus tinha feito no passado, Os espias relataram sobre a visita com incredulidade e murmuração ( Nm 14:1-12) Uma ofensa a Deus (11-12)
    Deus não permitiu que aquela geração não entrasse na terra somente Josué e Calebe (Nm 14.20-24)

3. Como deixar a murmuração:

  • Aceite a Jesus como seu Salvador ele é a fonte de toda satisfação pessoal. Ele satisfaz as necessidades da alma. ”Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais reta fome; e o que crê em mim jamais terá sede (Jô 6:35) são necessidades do coração humano (Is 55-1-5)
  • Aprenda a viver contente em toda a situação Ex Paulo (Fp 4:11) A expressão aprendi a viver indica ser aprendido após a nossa conversão a Cristo. O viver contente possui duas faces A primeira é um estado de espírito e a segunda é uma reação interior ás circunstancias da vida.

  • O Contentamento, a alegria e a gratidão são mandamentos de Deus

Ainda que não tenhamos motivos circunstanciais para o contentamento precisamos entender que a satisfação é um mandamento de Deus que precisamos obedecer;

Fp 2:14 “Fazei tudo sem murmuração nem contenda”...

Fp 4:4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo; alegrai-vos

1 Ts 5:16 “Regozijai-vos sempre”

1 Ts 5:18 “Em tudo, daí graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”

Lucas 13:2-3 Jesus nos adverte que não somos bons e achamos que sim e que outras pessoas que merece o castigo.

Qualquer que seja o meu sofrimento ele será sempre menor do que aquele que Jesus sofreu olhar o exemplo de Jesus e segui-lo (1 Pedro 2:23) diz que ele não

Reclamou em nada mesmo sofrendo injustamente, não ficou amargurado nem revoltado, pois sabia que o sofrimento fazia parte da sua humilhação.

Solução: Olhar com os olhos de Deus, vendo as qualidades que superam os defeitos no silencio no amor e na obediência.

Se a pessoa valoriza mais os problemas, esquece das bençãos já recebidas das mãos do Senhor. Sofremos por conseqüência do pecado ou com um propósito de Deus (ensinando ou preparando para coisas maiores) Ex; Davi,José, Moises

CONCLUSÃO:

A murmuração é insatisfação, Tem falta de fé, falta de confiança em Deus, falta de amor em Deus, falta de gratidão a Deus, baixo nível de espiritualidade é invejoso, ciumento, não é transparente com outras pessoas, não é humilde.

Todo murmurador é desanimado, é egocêntrico, não tem sabedoria. Não tem discernimento em suas palavras alimenta a cegueira espiritual mal habito traz maldição para a sua vida.

Quando você diz:

Não posso resolver “Deus diz, Eu dirijo os teus passos” (Prov 3:5-6)

È impossivel “Deus diz,Tudo é possível” (Lucas 18:27)

Me sinto só “Deus diz ,Não te deixarei, não te desampararei” (Hb 13:5)

Eu não posso fazer ‘Deus diz, Tudo podes” (Felipenses 4:13)

Não mereço perdão “Deus diz, Eu te perdôo (1João 1:9 Rom 8:1)

Tenho medo “Deus diz, Não temas eu estou contigo (Isaias 41:10)

Ninguém me ama de verdade “Deus diz, Eu te amo (João 3:16 – 13:34)

“Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos”

A murmuração nos afasta da vontade e os propósitos de Deus para a nossa vida.

Pr. Marisa

Estudo bíblico da EBD de 21/06/2009