domingo, 7 de junho de 2009

Você pode ser um instrumento nas mãos de Deus

Resumo da mensagem do culto dominical de 07 de junho de 2009, apresentada pelo Pastor Alexandre:

2 Reis 5.1.-19

Aquela menina estava sem sua família, morando na casa de um povo que havia lhe tirado o direito de viver, de ser feliz de usufruir da sua família. Na casa de um povo que havia lhe tirado todos seus relacionamentos familiares e de amizade; que lhe tirara do lugar onde nascera e vivera até então, onde certamente era feliz.

O texto nos ensina muitas coisas a respeito de Deus e do modo como ele dispensa suas bênçãos, por exemplo:

1) O Rei de Israel reagiu motivado pela mágoa, a menina não (v.7)

2) Seus títulos não produzem predileção perante Deus (v.10-11)

3) A bênção de Deus não pode ser comprada e o profeta é apenas instrumento (v.16)

Mas nessa mensagem o foco está na instrumentalidade daquela menina:

Ela teria todas as razões para odiar aquele povo, para ser maldição e não bênção; ´para causar mal e não bem, mas na primeira oportunidade que ela teve ela foi um instrumento de Deus na vida daquela família, na vida de Naamã, na vida daquela nação.

De modo que pré-requisito para ser instrumento de Deus é apenas ter uma experiência com Deus. Qualquer pessoa que tenha uma experiência com Deus, pode ser um instrumento das mãos de Deus.

Para ser instrumento nas mãos de Deus você não precisa ser pós-graduado em teologia sistemática, pois aquela menina muito provavelmente não teve mais oportunidade estudar, mas ela foi um instrumento nas mãos de Deus.

Para ser instrumento nas mãos de Deus você não precisa estar rodeado de pessoas que o amam, ou pessoas as quais você ama. Aquela menina estava numa situação de escravidão, num povo que lhe causara muito mal e talvez a olhasse somente como escrava, totalmente desprovida de qualquer sentimento ou humanidade.

Para ser instrumento nas mãos de Deus você não precisa ter algum nível de espiritual acima, ou maior, do que as pessoas que lhe rodeiam, basta ter uma experiência, saber do poder de Deus.

Para ser instrumento nas mãos de Deus você não precisa ser dotado de eloqüência ou oratória, que por si só seja capaz de convencer as pessoas ou levá-las às lágrimas; porque a Bíblia diz que quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo é o Espírito Santo. E assim como foi com os apóstolos, nossa oração é para que o Senhor nos use e coloque as palavras na nossa boca.

Para ser um instrumento nas mãos de Deus você precisa apenas falar daquilo que você tem visto e ouvido.

Não é preciso escolher as pessoas às quais queremos ser úteis como instrumento nas mãos de Deus, porque o critério de eleição de Deus é totalmente diferente do nosso critério de eleição. Porque se estivesse sob nossa responsabilidade a faculdade de escolher as pessoas a serem abençoadas ou amaldiçoadas, certamente seríamos injustos. Provavelmente no lugar daquele menina não recomendaríamos o profeta de Deus para aquela família.

As pessoas elegíveis á benção de Deus não podem ser escolhidas por nossos critérios porque Deus deseja abençoar toda criatura, porque Deus amou o mundo. O mundo que Deus amou é formado por pessoas que precisam da graça e da misericórdia de Deus.

Uma das maiores alegrias que um cristão pode sentir é saber que pela misericórdia de Deus, está sendo instrumento nas mãos de Deus.

Se aquela menina não tivesse aberto a boca para abençoar Naamã talvez ela vivesse submersa na amargura e no ódio, além de passar desapercebida na história de Israel, da Síria e da humanidade. Mas ela teve o privilégio de ver confirmada sua fé e a sua confiança em Deus e no profeta.

Ser instrumento de Deus é função de todo aquele que tem uma experiência com Cristo, porque o próprio Cristo nos diz que somos o sal da terra e a luz do mundo, de modo que não podemos passar desapercebidos na sociedade, mas temos um papel importante como ator social. Precisamos ser sal da terra, assim como o sal precisa manter sua salinidade; o cristão precisa manter seu caráter transformado visível em atos e palavras (Lc 14.34,35; Cl 4.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário