sábado, 18 de abril de 2009

Genesis 12.1-2

Resumo da mensagem apresentada no Culto Vespertino pelo Pastor Alexandre, no dia 12/04/2009:

A Bíblia fala muito pouco sobre Abraão. Diz que era de Ur dos Caldeus, vivia em Harã, seu pai se chamava Terá e sua esposa estéril era Sarai.

A promessa foi feita a Abraão quando ele tinha 75 anos. Na idade em que muito entregam os pontos, Abraão começava uma nova vida. Após essa promessa: Deus prometeu Canaã à Abraão, lhe prometeu filho, fez uma aliança com ele, mudou seu nome, lhe deu o filho da promessa, instituiu a circuncisão, compartilhou com ele seu plano sobre Sodoma e Gomorra, foi provado no Monte Moriá e honrou a Deus; cuidou do casamento de seu filho, após ficar viúvo causou-se com Quetura, teve mais filhos e faleceu aos 175 anos.
É importante saber que este é um relato histórico e a promessa descrita foi feita à Abraão, não podemos assumir que Deus tem essa mesma promessa para todos os cristãos. A promessa para as nossas vidas não é a mesma, mas os princípios que envolvem essa promessa são princípios de Deus para nós:

1) “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai...”
Temos a tendência de nos acomodarmos naquilo que chamamos de zona de conforto. Zona de conforto é o espaço ou situação que conhecemos, nos adaptamos e não queremos sair dela. Há pessoas que preferem viver nessa zona de conforto em busca da felicidade por subtração. Nem sempre a zona de conforto é uma situação saudável, vide exemplo do sapo fervido. Mas não há exemplos bíblicos que pessoas que tenham sido chamadas pelo Senhor para permanecerem na mesma situação; ele nos chama para mudança, para transformação... É por isso que em Cristo andamos em novidade de vida.


2) “... vai para a terra que eu te mostrarei...”
Todos queremos ter o controle das nossas vidas, quando algo foge do nosso controle nos desesperamos, ficamos em crise... Mas quando atendemos ao chamado do Senhor transferimos o controle das nossas vidas, declaramos o pai nosso “venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade...”. Abraão não sabia para que lugar ele iria, o próprio Deus o mostraria. Deus nos chama do comodismo, da zona de conforto à dependência Dele. Podemos confiar plenamente Nele, pois o que o olho não viu, nem o ouvido ouviu e nem subiu ao coração do homem são as coisas que Deus reservou para aqueles que o amam.


3) “... de ti farei uma grande nação, te abençoarei e engrandecerei o seu nome”
Quando Deus nos chama do comodismo para a dependência Dele é porque ele tem uma bênção reservada para nós. Ele sempre nos dá o melhor por isso podemos confiar Nele. Com o Senhor no fim de tudo dá tudo certo, se ainda não deu certo é porque ainda não chegou o fim.


4) “Sê tu uma bênção”
O verbo está no imperativo, é uma ordem; a ordem de Deus para Abraão era que ele fosse uma bênção. Deus nos chama do comodismo, conduz nossas vidas e nos abençoa; isto não significa que nada devemos fazer para recebermos essas bênçãos. É necessário sermos bênção. E de que modo somos bênção? Vivendo uma vida de obediência ao Senhor, como o Abraão viveu. 

Pastor Alexandre de Oliveira