domingo, 26 de abril de 2009

Zaqeu - Lc 19.1-10

Resumo da mensagem apresentada no Culto Vespertino pelo Pastor Alexandre, no dia 26/04/2009:

Introdução

Jesus passava pela cidade de Jericó. Jericó ficava às margens do Rio Jordão, a 27 km de Jerusalém. Foi palco da batalha em que Josué e o povo hebreu destruíram seus muros e dizimaram a maior parte de sua população rumo à Terra Prometida. Atualmente a cidade é controlada pela autoridade Palestina.

Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo. Como trabalhavam para os romanos e muitas vezes faziam cobranças extorsivas, passaram a ter má reputação, sendo geralmente odiados e considerados traidores. 

Zaqueu era chefe dos coletores de impostos, ou seja, comandava a extorsão, a exploração popular. Líder da corrupção. Era um homem rico, mas sabia que sua riqueza não vinha das mãos de Deus, que era advinda do roubo e da opressão ao povo.

Zaqueu subiu na figueira brava, o sicômoro, sobre esta árvore um dicionário da Bíblia diz: "O sicômoro pode atingir até 16 metros de altura e alcança uma circunferência de até 10 metros. A madeira é dura, uniforme e muito durável e, depois do cedro, é a melhor madeira para carpintaria."

Explanação

Zaqueu queria ver Jesus
Todos os rios correm para o mar, mas ele não transborda; porque o mar é insaciável. Assim é a alma do ser humano, por mais que ela busque ser preenchida por coisas materiais ou terrenas ela não pode ser saciada; ela só pode ser saciada pela presença de Jesus Cristo.
“Assim como a corsa anseia por águas, assim minha alma suspira por Ti, ó Deus” Sl 42.1
Zaqueu era rico, não tinha necessidade de bens materiais; mas tinha necessidade do tesouro que só uma experiência com Jesus pode dar.

Ele superou as dificuldades para ver Jesus
Mais que sua dificuldade com sua estatura física, ele superou o problema da sua pequeneza moral e ética; ele superou o status quo que muitas vezes nos impede de nos humilharmos e buscarmos a ajuda de Deus. Ele venceu sua pseudo auto-suficiência, quis conhecer aquele Jesus que certamente era muito mais que ele.
Muitas vezes usamos circunstâncias externas como desculpa para não buscarmos a Jesus, quando na verdade o que nos impede de buscarmos Jesus são dificuldades internas. Por exemplo a distância da igreja só impede de buscar Jesus quando a distância é maior que nosso compromisso. A mágoa de alguém só impede de buscar Jesus quando o entendimento do perdão de Deus é menor que a mágoa. A falta de tempo é impede de buscar Jesus quando ela é maior que o desejo pelo Reino de Deus.

Jesus surpreendeu Zaqueu
Talvez Zaqueu não esperava que Jesus daria atenção à alguém anão moral como ele; talvez a distância fosse um escudo que o protegesse sua vergonha por seus atos da santidade de Jesus. Mas Jesus é Deus que se revela à todo aquele que quer conhecê-lo; ele não rejeita a ninguém.

Jesus não se importou com o Zaqueu era, mas com aquilo que ele poderia ser
Jesus causou escândalo ao entrar na casa de Zaqueu, afinal Zaqueu era mal visto e mal quisto; era um pecador. Mas Jesus se importa mais com o pecador do que com seu pecado, ele valoriza mais a pessoa do que seu ato, por isso ele perdoa aqueles que se arrependem. Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Jesus transformou Zaqueu
É impossível uma experiência com Jesus sem transformação; sem retratação e sem mudança de postura. Além disso a experiência com Jesus muda nossos valores e prioridades.
Pastor Alexandre de Oliveira