sábado, 25 de abril de 2009

Os sofrimentos da vida

Devocional de nosso boletim semanal deste domingo, dia 26/04/2009.


O sofrimento tem, basicamente, três origens. Em primeiro lugar devemos entender que sofremos muitas vezes simplesmente por que deixamos de observar determinados preceitos divinos. Quando desobedecemos a Deus, em qualquer área de nossa vida, o sofrimento virá, estejamos certos disso. O apostolo Pedro escreveu: ”Não sofra, porém nenhum de vós como assassino ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócio de outrem;.. “ (I Pedro 4.15)

Mas o sofrimento também muitas vezes nos acomete sem que sejamos responsáveis por elas. Ninguém quer sofrer determinadas doenças, mas elas vêem e nos adoecem causando dor e tristeza. Quem de nós pode com segurança, afirmar que está livre de uma doença terminal? A resposta óbvia é.. ninguém.Quem de nós pode evitar um desagravo, uma ofensa, um ato de crueldade e violência, uma perda de um ente querido? A resposta aqui também é óbvia....ninguém. O sofrimento, nesse caso, faz parte da realidade humana quer sejamos cristãos na mais profunda acepção do termo, ou não, ninguém, absolutamente ninguém, está livre dessas experiências.

Em terceiro Lugar, sofrimento também é real quando testemunhamos com eficácia, quando nossa vida é santa e reta. É Claro que uma pessoa justa honesta, piedosa cristã, sofre num mundo onde sobeja os atos de injustiça, pecados multiformes, desonestidade explícita, impiedades em todos os níveis. E quando seu testemunho é claro como a luz do sol ao meio dia, sua vida é uma denúncia contra o pecado em todas as suas modalidades. Por isso sofre; por ser perseguido e excluído. Como disse Pedro: “ Se pelo nome de Cristo, sois bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus” ( I Pedro 4.14).

Nessas nossas considerações sobre os sofrimentos, é bom que ressaltemos que seja por um motivo ou por outro, Deus espera que cada um de nós corra para Ele: que nos apeguemos a ele assim como fez Davi, Ana, Jó Paulo e tantos outros e mulheres que se tornaram notáveis porque soubemos enfrentar as vicissitudes desta vida aqui, sem nunca terem negado sua fé no Deus dos impossíveis. Nunca se esqueça de que as provas mais difíceis são reservadas para os melhores atletas e as batalhas mais duras para os melhores soldados como concluiu Paulo ao dizer: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (II Timóteo 4.7).

Pastora Marisa