quarta-feira, 6 de maio de 2009

MEDO

Estudo bíblico apresentado na Escola Bíblica Dominical nos dias 26/04 e 03/05/2009 pela Pastora Marisa:

Um dos primeiros sentimentos expressos por Adão logo após a sua Queda foi o medo “E ele (Adão) respondeu: ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gn 3:10) Desde então este sentimento vem atormentando os seres humanos ao longo de toda a sua vida.

1- Definição de medo
O medo é uma sensação angustiante diante de uma ameaça ou perigo real ou imaginário. È o reconhecimento da total incapacidade perante uma situação desconhecida e ameaçadora,Segundo o dicionário medo significa um “estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou ao contrario suscita essa consciência temor, ansiedade irracional ou fundamentada, receio. Desejo de evitar, apreensão ou preocupação em relação a algo desagradável.

1.1 Medo Providencial
Existe o medo sadio e necessário, que move o homem a evitar passar por determinadas tragédias ou perigo, como é o caso do medo que torna o homem prudente contra os assaltos ou a violência dos criminosos.Neste sentido, ele é levado a tomar algumas medidas como, vestir-se discretamente, evitar locais isolados, estar sempre acompanhado, medo de ser atropelado, que leva a tomar cuidados ao atravessar uma rua, o temor de se queimar ao manusear o fogo, o medo dos animais selvagens, o temor em aceitar carona de desconhecidos, o medo de receber pessoas estranhas em casa, o medo de águas profundas para quem não sabe nadar, entre outros temores providenciais. Este medo induz o homem á obediência aos regulamentos estabelecidos pela equipe de segurança, como, os avisos de alerta da presença de animais perigosos em determinadas trilhas ecológicas ou as condições impostas para manuseios de substancias tóxicas, entre outras.
È o medo providencial proporcionado por Deus aos homens, a fim de que estes tenham a capacidade de se auto protegerem contra os perigos que fazem parte do cotidiano.

1.2 Medo Pecaminoso
É o temor que escraviza e paralisa, impedindo que se faça a vontade de Deus.
È um sentimento angustiante intenso que paralisa a pessoa de tal forma que a sua mente é aprisionada pelo medo dominador.Controlada completamente por todos os motivos levantados por ela para o medo, perde-se qualquer movimento em direção á solução do problema e se move para fugir de qualquer situação que provoque o medo. Suas ações são marcadas pela fuga, pela covardia, pela irresponsabilidade e frustrações.

2. A quebra de relacionamento com Deus gera medo
Ao criar Adão, Deus o colocou em um jardim maravilhoso para que a sua obra-prima cuidasse de tudo o que Ele havia criado e ordenado para que vivessem harmoniosamente (Gn 2:8-15) Esse era o propósito de Deus para o homem cultivo do jardim.O pecado introduzido naquele jardim perfeito pela incredulidade de Adão e Eva á palavra divina, rompeu com a comunhão perfeita que eles mantinham com Deus. A primeira reação deles foi fugir da presença de Deus. O medo que eles sentiam, de Deus os levaram a se esconder da Pessoa de Deus. (Gn 3:8-10) A comunhão quebrada entre eles e Deus não os moveu em direção a Deus, mas para um lugar distante e fora da vista dEle.

2.1 Imaginações ou suposições mentais gera medo
Temos o exemplo de Abraão que pediu a Sara que falassem aos egípcios que ele era o seu irmão e ocultando a verdade de que era marido dela. A imaginação de Abraão foi mais longe do que a própria realidade, e seu coração foi invadido pelo medo. Agiu em função do que ele próprio supôs, e não com base nos acontecimentos reais.

2.2 Foco nas circunstancias e não em Deus gera medo
Temos o exemplo dos israelitas que foram enviados por Moises para espiar a Terra Prometida,saíram em missão para fazerem um levantamento das condições da terra e dos seus habitantes. (Nm 14:28-33). (Nm 13:1,2)
Mesmo sabendo que a terra já pertencia a eles pela promessa divina, bastando apenas apossa-la eles concluíram que não deveriam ir a luta contra aquele povo estrangueiro. Não lembraram do que Deus tinha falado a Moisés a poucos dias atrás e a razão por que foram fazer o levantamento da terra( a terra já era deles). Pelo contrario, sua mente e seu coração foram invadidos pelo medo paralisante e perderam toda a disposição de conquistar a terra.

2.3 Foco em si mesmo e não em Deus gera medo
Os israelitas, além de focarem no povo daquela terra, focaram também em si. Não enxergaram Deus entre eles e os enaquins,mas apenas a eles mesmos.
(Nm14:31-33) “Não podemos atacar aquele povo, pois é mais forte do que nós....” Outro exemplo foi a relutância de Moises em assumir a missão que Deus tinha lhe reservado foi em função do foco que ele mantinha em si e não naquele que o estava chamando para a obra. Moises, porem respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Ex3:11) Gideão também demonstrou dificuldade em assumir a responsabilidade de libertar o povo de Israel da opressão dos midianitas “Com a força que você tem, vá libertar Israel .Não sou eu quem o está enviando”(Jz 6:14-15) Gideão respondeu como posso libertar o meu clã é o menos importante, e eu sou o menor da minha família.

2.4 Focar nos futuros acontecimentos ou na possibilidade de perdas materiais ou morais gera medo
“Portanto, não se preocupem, dizendo:que vamos comer? Ou que vamos beber? Ou que vamos vestir?” (Mt 6:31)
“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6:34).

2.5 A culpa pelo pecados cometidos no passado e não tratados, gera medo
Jacó usurpou de Esaú as bênçãos de primogenitura, enganando o pai.Para fugir da fúria de Esaú que planejava mata-lo saiu de sua casa e se dirigiu á casa do seu tio Labão. Após muitos anos, resolveu retornar, e precisou passar pelas terras de seu irmão muito temeroso pelo pecado cometido no passado, Jacó foi dominado pelo medo “Jacó encheu-se de medo e foi tomado de angustia” (Gn 32:7)

3- Outros pecados provocados pelo medo pecaminoso
Quando não enfrentamos o medo que sobrevém pelos acontecimentos do cotidiano, somos levados a cometer outros tipos de pecados: Somos dominados pela ansiedade, preocupação, mentimos, acovardamos diante de um desafio,paralisamos diante de uma decisão, justificamos nossas ações medrosas para ocultar o orgulho ferido, as escolhas feitas visam o próprio bem-estar em vez dos outros.
Alguns exemplos bíblicos de diferentes manifestações do medo, ou o que o temor do homem provocou:
  Adão escondeu-se de Deus (Gn 3:10)
  Abraão mentiu ao faraó (Gn12:18)
  Isaque mentiu a Abimeleque, rei de Gerar (Gn 26:7)
Outros exemplos: Moisés(Ex32:1-7) povo de Israel (Nm14:20-23) Saul (1Sm 15-24) Elias (1Rs 193-4) Servo do Senhor ( Lc 19-20) Pedro (Mt 26:69-70).

4- Orientações Bíblicas contra o medo

Para aqueles que são invadidos pela ansiedade e preocupação
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 4:6).
“Portanto não se preocupem, dizendo que vamos comer? Ou que vamos beber?Ou que vamos vestir?Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas;Mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas” (Mt 6:31)
 “Lançai sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”
 (mim) ( da minha família) (1Pe 5:7)

Para os que mentem para não admitir o medo que os assola, os domina
“Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade” (1Jo 1:21)
“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo” (Ef 4:25)

Para os que são dominados pelo medo paralisante
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, amor e equilíbrio” (2Tm 1:7)
“Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos....”(Ap 21-8)
“Seja forte e corajoso, Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor,o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Js 1:9)  
(Mt 10:20-31) “..Não tenha medo; vocês valem mais do que muitos pardais”
(Mc 5:36) “..Não tenha medo, tão somente creia” Disse Jesus

5-Como dominar o medo e não ser controlado por ele
Medo é gerado pela visão distorcida que se tem de uma verdade, ele se inicia a partir de uma possibilidade válida que é alterada, aumentada, até ser transformada e ocultar a realidade.Em dado momento, o que enxergamos não deixa de ser um gigante ou um monstro diante do qual não conseguimos tomar nenhuma reação contra ele e agimos não de acordo com a realidade, mas com as distorções que criamos.
Conforme a Palavra de Deus o medo é controlado quando temos a perspectiva de Deus diante das circunstancias e através do entendimento do amor perfeito de Deus,

Presença de Deus  
O medo nos invade sempre que sentimos abandonados por Deus, ou não enxergamos o interesse dEle nas nossas dificuldades.Ter a perspectiva de Deus diante dos desafios, significa ter a compreensão de que Ele está em toda e qualquer situação.(Sl 23:4)” Mesmo que eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estas comigo”Ter a correta percepção de Deus não significa não enxergar o vale das trevas quando estamos atravessando Por ele, mas é perceber que Deus caminha junto conosco.
 Outros exemplos: (Is:46:3-4) na velhice (Nm14:7-9) com o povo todo (1Sm 17:45) Davi e Golias (Is 41:10) Deus é escudo Abraão (Gn15:1)Deus é proteção ((Jr1.8) Jesus está ao nosso lado não tenha medo (Jô 6:20) (Hb13:5-6) nunca o deixarei, nunca o abandonarei,(Mt14:29-30) (Hb12:1-2) tenha os olhos fitos em Jesus autor e consumidor da nossa fé.
Sempre que Deus exorta para que não tema, a razão que ele dá para eliminar o temor é a presença dEle.

Amor perfeito
O perfeito amor lança fora o medo.Quanto mais espaço deixamos para o amor de Deus nos consuma e nos domine menor é o espaço do temor em nosso coração.

6- Transformação:
Buscar a Deus de todo o coração: (Sl 34:4) (Jr 29:13) ((Sl 46:1-3)
Mudar o padrão de pensamento para uma mente renovada pelas promessas divinas (Ef 4:22-23)

Identificar a razão do medo
O que estou temendo mais do que a Deus? Os homens,danos físicos,morais,morte,etc
O que não quero perder?O que desejo mais do que a Deus?Quem reina no meu coração?
Meus desejos ou os desejos de Deus?

Identificar onde está a minha confiança: em Deus ou nos homens
(Pv 29:25) (Sl 118:6-9) (Jr 17:5-8)

Pensar corretamente
O medo tem origem na mente.Deus está presente no conteúdo de minha mente.(Fp 4:8)

Concentrar nas promessas divinas (Lm3:21-23) (Sl 18:2) (Jr 29:11) (Is 55:8-9)

Cultivar um relacionamento intimo com Deus: Oração, Palavra, Santificação

Ter a consciência do quanto Deus nos conhece (Sl 139)

Crescer no temor ao Senhor (Pv 1:7) (Sl 34:9) (Pv 14:26) (Sl 111:10) (Sl 2:11) (Lc12:4-5)

Crescer no amor ao Senhor (Dt 11:1) (Dt 6:5) (Sl 91:14) (Dt10:20) (Sl 119:2)

Remover os ídolos do coração (1 Jo 5:21)
O foco de nossa vida muitas vezes não está em Deus, mas na realização pessoal,profissional, estabilidade econômica, na família etc.Enquanto podemos mantê-los sentimos a presença de Deus.Quando perdemos qualquer estabilidade pensamos que Deus não está mais conosco.
Os ídolos nos enganam e nos cegam para o que só Deus pode fazer.Eles se põem entre nós e Deus


Pastora Marisa