sexta-feira, 1 de maio de 2009

A hora é agora, maturidade cristã já!

Devocional de nosso boletim semanal do dia 01/03/2009.

Este é o tema que estamos desenvolvendo na Escola Bíblica Dominical, de forma sistemática sobre assuntos concernentes ao Reino de Deus e todo nosso comprometimento com a Pessoa de Nosso Senhor Jesus e sua missão. Passeamos pela Palavra do Senhor descobrindo minúcias que alegram nosso coração e nos motivam a busca de uma nova posição diante deste Deus merecedor de toda honra e glória. Creio que é esta a resposta para tudo que podemos enfrentar nesta vida terrena, afinal o mundo clama para uma espiritualidade genuína e verdadeira.

Mas qual a implicação para a maturidade cristã se concretizar em nossas vidas?

Podemos considerar alguns indicadores para responder está pergunta.

1. Deus verdadeiramente tem uma expectativa mínima para cada um de nós que é alcançarmos a perfeição em Cristo Jesus, sermos adultos equilibrados e sensatos. Claro! Isto não acontece instantaneamente, nem pode ser imposto ou condicionado a um modelo específico. “É ele quem efetua em nós tanto o querer como o realizar” (Fp.2:13). Porém se faz necessário abrir os corações e deixar este Deus trabalhar em nossa vida.

2. Nenhum Cristão atinge a maturidade sem submissão divina. Claro que está palavra é muito mais que obediência, é uma atitude interior de confiança no Deus Soberano, amoroso e onisciente. “Então disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua Palavra” (Lc.1:38). Vemos uma atitude totalmente desprendida de tudo e todos, que coloca confiantemente os conceitos e pré- conceitos a luz da presença divina.

3. A maturidade se dinamiza na nossa vida pelo conhecimento e entendimento do que Deus diz em sua Palavra. Quem procura orientação desta será bem sucedido, “Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará” (Sl.1:3). Caso não há aplicamos, perdemos a direção, o alvo e há substituímos pelo humanismo caído.

4. Podemos considerar também que a maturidade se alcança pela capacidade de compreender nossa história de vida e juntar todas as peças deste quebra cabeça que é a nossa existência, para enxergar parcialmente devido nossa limitação, o quadro do propósito de Deus em todo o nosso ser, sentir e realizar. “Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra” (Jo.1:17). Certamente provaremos de sua perfeita vontade se lídarmos com a vida conforme Ele deseja.

Como consideração final, lembremos as palavras de Paulo “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória” (Col. 3:4). Ai esta a verdade para o corpo de Cristo, pois não são poucos que vivem uma fé de muitos anos mas sem maturidade e outros iniciam sua experiência de fé no ambiente imaturo, Corramos a busca agora e já a maturidade cristã ideal a cada um de nós.

Pastor Tarcizio