domingo, 10 de maio de 2009

Nascer de novo

Resumo da mensagem apresentada no Culto Vespertino do domingo dia 03 de maio pelo Pr. Tarcizio:

Introdução:
Jo. 3:1-15.


• Jesus revela um verdadeiro paradoxo a Nicodemos quando comenta sobre o novo nascimento.

• Esté é uma questão importantíssima para ser respondida.

1. Porque diz respeito a nossa salvação. (Jo.3.3. “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”).

2. Porque o novo nascimento tem que ser confirmado com marcas genuínas desta transformação.

A pergunta é, quais?

• Para responder a está pergunta, devemos entender o que João em sua I carta nos mostra sobre nascer de novo.

Primeira Marca que João afirma:

I Jo.3:9. “Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus”.

IJo.5:18. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca”.

• Aprender a lidar com o pecado e ser vencedor sobre ele por meio do Espirito Santo é uma marca autentica daquele que nasceu de novo!

Segundo Marca que João afirma:

IJo.5:1. “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido”.

• Total consciência e perseverança, pois que é Deus quem realiza a obra! Ainda que tenhamos nesta caminhada um comportamento, em alguns momentos parecido com aqueles que andam sem direção, sem o cuidado do Senhor.

• Deus tem todo controle.

Terceira Marca, João afirma:

I Jo. 2:29 “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele”.

• Ser justo, buscar a justiça, como uma bem - aventurança, nós tornarmos pessoas confiáveis neste mundo com falta desta.

• Considerando que “Mateus 5:6. “Bem-aventurados os que têm sede e fome de justiça, porque eles serão fartos” é um convite a se esmerrar em buscar, pois só tem fome e sede quem se exercita!

Quarta Marca, João afirma:

IJo.3:14. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte”.

• O amor a todos e principalmente com os irmãos como regra moral prioritária.

• Ainda que o amor não tire nossas diferenças por completo.

• A diversidade de personalidade e pensamentos pode produzir muito fruto se tiver um único foco, agradar ao Senhor.

• E evitar a discórdia em nosso meio.

Quinta marca, João afirma:

IJo.5:4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

• Nossa opinião não deve sequir os padrões do mundo. (Rm.12:1-2.).
• Ainda que tenhamos lutas, Cristo já nos deu a vitória. Basta olharmos o sentido em que foi conjugado o verbo “vence”.

• Particípio auristo, significado: fato definido, não tem mais volta, é vitória na certa!

Conclusão:

• Após rever todas estas marcas, façamos uma avaliação pessoal de nossa transformação, de nosso naascimento diante de Deus, afinal são estes que evidenciam o originalidade e qualidade da nossa vida cristã.