domingo, 5 de julho de 2009

O apelo de Romanos 12

Resumo da mensagem do culto dominical de 05 de julho de 2009, apresentada pelo Pastor Alexandre:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável à Deus, que é o vosso culto racional,

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.1-2

Introdução

O Apóstolo Paulo inicia essa sessão da carta aos Romanos fazendo um apelo, mas a palavra “pois”, ou, portanto, de acordo com a versão da Bíblia, refere-se à um assunto tratado anteriormente. É por causa do que se falou anteriormente que ele, agora, faz esse apelo; anteriormente ele tratou das misericórdias de Deus. Mas a que se referem as misericórdias de Deus? Paulo passou os 11 capítulos de Romanos falando sobre as misericórdias de Deus, que deu seu Filho para morrer pelos pecadores. Ao lermos os versos 30-32 do capítulo anterior veremos que as misericórdias de Deus são a obra de Deus para a salvação de todos, tanto judeus quanto gentios (não-judeus).

É por causa do que Deus fez por nós que Paulo faz um apelo duplo: 1º. “apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável à Deus “, e que 2º.” não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”.

1º. “Apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

Por que oferecer nossos corpos como sacrifício?

Porque não há motivação maior para vivermos em santidade do que contemplar as misericórdias de Deus

Por que culto racional?

Porque oferecer-nos à Deus é a única resposta sensata, lógica e apropriada aos olhos dele, tendo em vista as suas misericórdias

Nenhum culto é agradável à Deus quando é puramente interior, abstrato e místico; nossa adoração deve expressar-se em atos concretos de serviços manifestados no corpo.

2º. “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”.

A segunda parte do apelo tem a ver com nossa transformação de acordo com a vontade de Deus. É um chamado à não acomodação tem faz coro com outros textos da Palavra:

“Não fareis... segundo as obras da terra de Canaã.... nem andareis nos seus estatutos. Fareis segundo meus juízos” (Lv 18.3)

“Não sejam iguais à eles” Mt 6.8

Esta transformação é uma transformação fundamental de caráter e conduta que diverge totalmente dos padrões do mundo, assemelhando-se à imagem do próprio Cristo.

Quais as implicações desse apelo?

Somente uma mente renovada pode experimentar vontade de Deus.

Há pessoas que vivem a vida cristã minguada, sem prazer, sem ânimo e não experimentam a vontade de Deus porque não tem sua mente renovada, porque ainda vivem com a mente nos padrões do mundo. Por isso a grande diferença entre elas e os não cristãos é o fato de virem à igreja aos domingos, e até mesmo essa vinda à igreja torna-se muitas vezes penosa.

Por não termos a mente renovada não experimentamos a vontade de Deus:

 

Área da nossa vida

Mente Renovada

Mente Não renovada

Relacionamentos Dá mais valor ao pecador que ao pecado; às qualidades que aos defeitos; longanimidade; dá perdão valoriza demasiadamente o pecado e os defeitos; não é pronto para perdoar; não é misericordioso.
Vida Espiritual

Depende de Deus, valoriza mais ser do que ter, não ama o dinheiro, tem facilidade em ser fiel, busca equilíbrio na administração.

Vive demasiadamente ansiosa, é apegada ao dinheiro, não consegue ser fiel.

Vida eclesiástica

Ama as almas perdidas, tem compromisso com o Reino, guarda o dia do Senhor, dispõe talentos e recursos para Reino, vive em comunhão com o Corpo de Cristo.

Tem vida religiosa, tem pouco interesse pelas almas perdidas, não se envolve com as coisas do Reino.

Dificuldades

Consegue entregar e descansar em Deus

Vive aflito, se desespera.

 

Você precisa experimentar a vontade de Deus

Há pessoas que costumam fazer distinção entre vontade permissiva e vontade perfeita, ou, centro da vontade de Deus. Para estes, a vontade permissiva é aquilo que não quer mas Ele deixa acontecer, por isso é permissiva. Eu não creio que isto seja vontade de Deus, apenas uso do livre arbítrio que nos foi dado por Ele. Crêem ainda naquilo que chamam de “centro da vontade de Deus”, como se vontade de Deus possuísse um espaço geográfico onde ela fosse melhor.

Creio que Deus tem vontade geral e a sua vontade particular. A primeira é assim chamada porque diz respeito ao seu povo em geral, e é a mesma para todos, ou seja, tornar-nos como Cristo. A sua vontade particular, no entanto, que se estende às particularidades da nossa vida.

A vontade geral é achada nas Escrituras. Mas não acharemos a sua vontade particular nas Escrituras; acharemos princípios gerais nas Escrituras para guiar-nos, mas decisões detalhadas só devem ser feitas depois de uma cuidadosa reflexão com oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário