sábado, 18 de julho de 2009

Os quatro princípios para um lar feliz

Estudo apresentado na reunião com café da manhã da Sociedade Masculina dia 18/07/2009, pelo nosso irmão Ademir de Oliveira.

1) Responsabilidade espiritual dos pais com relação aos filhos

(Jó 1-5) diz

Nós como pais e senhores do lar devemos alem de paciente ser o exemplo em nossas famílias.

Devemos nos apegar, a falar e saber ouvir a Deus no sentido de seguirmos o exemplo de Jó que santificava seus filhos e orava por eles de madrugada, Jó temia que seus filhos tivessem cometido algum pecado ou blasfemado contra Deus e assim Jó fazia continuamente.

Nós como pais devemos estar atentos a nossos filhos orando para que tenham uma vida espiritual que agrade ao senhor e pedindo a divina proteção de Deus para suas vidas e ensinando-os a serem tementes e a confiarem em Jesus que é o único caminho para chegar ao pai.

(pv 22-6) diz que

Se exercermos estes ensinamentos aos nossos filhos ainda quando crianças, quando estiverem velhos não se desviarão dos caminhos do senhor.

Em (pv 23-13.14)

Verificamos que se houver necessidade de corrigir seu filho, você deve usar a vara (evidentemente sem violência) estaremos livrando os mesmos em caírem em tentações malignas.

Mais vale uma dor agora enquanto estão debaixo de nosso teto, do que mais tarde ver seu filho se desviar dos caminhos do senhor.

A responsabilidade espiritual sobre nossos filhos é maior do que da igreja.

2) Necessidade de respeito aos pais

Gn 9.20-23 “sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, olhando para o lado, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem.”

Ef 6.1-3 “vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”

- Bom filho, bom marido...

- Quem não respeita os pais não respeitará professores, amigos, cônjuge, etc...

3) Cultivo de um amor que supere as dificuldades

Gn 29.20 “20 assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.”

Labão tinha duas filhas lia que era a mais velha e Raquel a mais jovem e formosa. Jacó amava à Raquel ele a amava tanto a ponto de haver trabalhado para Labão por 7 anos para ter a Raquel e depois trabalhou mais 7 anos.

Com isto ele perdoou a Labão que não cumpriu com sua palavra e por grande amor a Raquel trabalhou mais 7 anos superando todas as dificuldades.

- Casamento não é descartável como afirma a visão utilitarista

- 50% do amor chama-se perdão, talvez seja verdade... É necessário começar a praticar esse amor no namoro.

4) Importância da vida devocional

Lc 10:40-42 “Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o senhor: marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”

- Vida espiritual sadia não se constrói no final de semana.

 

Que Deus abençoe a cada um de vocês meus irmãos,

em nome de Jesus.

Ademir de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário