sábado, 18 de julho de 2009

O que leva o homem a perder sua autoridade

Estudo apresentado na reunião com café da manhã da Sociedade Masculina dia 04/07/2009, apresentado pelo nosso irmão Ademir de Oliveira.

Papeis não assumidos

Provedor: quando o homem não é responsável em manter a casa por vontade dele, por ser preguiçoso e não trabalhar ou ainda gastar seu dinheiro com besteiras. Com isto acaba sobrecarregando a mulher que diante desta circunstancia acaba assumindo o papel do homem para a família não passar fome.

Protetor: o homem deve ser o braço de cuida e protege a família. Deve ser o ombro amigo, tudo isto tem a ver com o zelo e o cuidado com a família, caso contrario perde-se totalmente a autoridade.

Líder espiritual: assim com Jó (1 v 5), que orava e oferecia holocausto pelos seus filhos, o homem precisa ser o líder espiritual em sua casa. Orando com esposa e filhos. Orando por eles e ensinando a palavra e ser um exemplo de cristão.

Ser um exemplo: quando o homem diz faça o que digo mas não faça o que faço >>> não é exemplo de ética no trabalho em casa ou nos negócios; isto leva o mesmo a perder toda autoridade e respeito das pessoas que o cercam.

Necessidades não supridas

Carinho: você como homem sendo pai ou esposo independente de qualquer motivo tem que ser carinhoso para com as pessoas de seu convívio familiar para que a harmonia no seu lar seja preservada. E nós homens vivamos em entendimento, comunhão e paz conforme o desejo de Deus para nossas vidas.

Atenção: nós homens devemos dar e ter o Maximo de atenção para com nossas esposas e filhos para com isto ganhar a admiração e confiança deles para conosco.

Muitas vezes por descuido nosso deixamos de prestar atenção.

A pequenos detalhes, comentários ou necessidades pessoais e isto faz com que o diálogo de família em nossos lares fique cada vez mais distante

Elogio: não podemos de maneira alguma deixar de elogiar as coisas boas que acontecem em nossas famílias e em nosso dia a dia.

Exemplo: toda esposa sente-se muito feliz quando elogiamos um almoço ou um jantar, ou um doce ou um bolo ou um salgadinho feito por ela, ou quando ela se apresenta com um novo corte de cabelo (mudando seu visual), ou com uma nova roupa ou sapato

Ou ainda quando ela sem esperar receba um telefonema nosso ouvindo a frase de como é bom tê-la como nossa companheira.

Nossos filhos também devem ser elogiados quando vão bem em seus estudos , quando são dedicados em seus empregos , dedicados em suas atividades evangélicas etc.

Todo ser se sente feliz ao receber um elogio.

Tempo juntos: família é viver em perfeita união e entendimento e para que isso possa ocorrer devemos sempre que possível estar um tempo juntos para compartilharmos de nossos problemas uns com os outros e assim nós os mais experientes podermos orientar e dar nosso parecer e quem sabe solução para determinados assuntos ou duvidas que venham a ocorrer. Mas conforme já citado anteriormente se faz necessário estarmos um tempo juntos. Antigamente as famílias eram mais unidas e sempre estavam juntas, nos tempos atuais notasse o distanciamento, devemos estar atentos a estes problemas, promovendo reuniões familiares para que essa união não se distancie mais.

Alguns erros cometidos

Adultério: um ato pecaminoso totalmente reprovado diante dos mandamentos de Deus. (êxodo 20 v 14)

Você esta sujeito a cometer o adultério não somente sendo infiel a sua esposa, você pode cometer o adultério com um simples olhar malicioso, cobiçando a mulher do próximo (êxodo 20 v 17).

Ter um caso com outra mulher: As conseqüências deste ato alem do pecado diante de Deus é que você perde totalmente sua autoridade diante de sua família e familiares.

Violência física ou verbal: não devemos nos prevalecer de nossa força física para agredir um filho ou esposa nem sejamos irados e blasfêmicos para com nossos amados. Devemos também estar atentos a nossa língua para que de nossa boca somente saiam palavras santificadas.

Sejamos calmos e pacíficos uns para com os outros perdoando-nos uns aos outros como Deus em Cristo vos perdoou quando morreu por todos nós na cruz do calvário (efésios 4 v 26 a 32 e efésios 5 v 1 e 2). (efésios 6 v 1, 2,3 e 4). Igualmente ao adultério a conseqüência destas atitudes é a perda de sua autoridade diante de todos.

Ausências: não podemos irmãos, ser homens ausentes em nosso lares e depois requerermos autoridade, com que pretexto?

Muitas vezes deparamos com alguns homens que passam a maior parte nos bares se embriagando ou em bingos e casas de jogos ou ainda borboleteando por ai sem destino apenas para não estarem em casa e acabarem discutindo com esposa ou filhos. Isto também é um motivo de se perder a autoridade devido a sua ausência.

Inversão de valores

Amizades / profissão / futebol

Ocorre quando o homem da mais importância às coisas acima, gastando mais tempo com amigos, profissão ou com futebol, do que com a sua família (você sempre fica adiando aquele passeio / aquela ida ao cinema / parque /praia etc, sob a alegação de estar cansado ou não ter tempo.

Quando isso começa a ocorrer em sua vida você vai sem perceber perdendo a autoridade diante de sua família. (efésios 5 v 6 e 7).

Um exemplo sobre futebol: torcedores fanáticos que acompanham seus times a todo lugar não importa o valor gasto.

Como conquistar autoridade

Amando como Cristo amou: devemos ser amáveis com nossas esposas e filhos e amá-los como Cristo nos amou e ama, a ponto de morrer na cruz por nós pecadores. (efésios 5 v 25). (efésios 5 v 28)

Assumindo papeis de homem: nós homens devemos assumir o nosso papel diante de nossas famílias.

Embora hoje nos tempos modernos, grande parte dos casais trabalhe fora e os orçamentos, responsabilidades e atividades domesticas são divididas, o homem deve assumir a posição de cabeça do lar (efésios 5 v 22, 23 e 24)

Suprindo necessidades: é nossa responsabilidade diante de Deus suprir as necessidades de nossa família, necessidades materiais / saúde / alimentação / vestuários e principalmente a espiritual, ou seja, estarmos em sintonia constante com Jesus nosso salvador

Valorizando família: é nossa obrigação e dever valorizar nossa família porque com toda certeza somos um ser e somos alguém muito importante para Deus, nada de ficar sofrendo angustia e dor

Com um complexo de inferior dizendo a todos que não é ninguém eu posso falar do valor que você tem.

Deus esta em você por isto valorize o que você tem valorize sua família.

Autoridade: se você precisa dizer que tem é porque não tem. Você deve ser sinônimo de admiração e respeito de todos que o conhecem. Não devemos confundir autoridade com poder, pois: Autoridade leva as pessoas a lhe respeitarem por admiração; Poder levas as pessoas a te obedecer por medo

Que Deus abençoe a cada um de vocês meus irmãos,

em nome de Jesus.

Ademir de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário