terça-feira, 1 de junho de 2010

Caráter Cristão

Introdução
Dia vinte e seis de novembro de 2004, próximo das 21:00h, eu estava ajoelhado com minha esposa no altar da Igreja Metodista Livre de Vila Moraes, rodeado por todos os pastores presbíteros do Concílio Sul Paulista.  Era minha ordenação pastoral. Um dos dias mais esperados da minha vida, porque desde minha infância sonhava em ser pastor. À minha frente, de pé, estava o Bispo José Ildo, encerrando o ritual de ordenação. Ele estendeu sua Bíblia e mandou que eu a segurasse com as duas minhas mãos; agarrei aquela Bíblia como quem agarra sua única esperança de vida, no momento em que o Bispo proferiu as seguintes palavras: “Pastor Alexandre Alves de Oliveira: Tome autoridade para ministrar a Palavra de Deus. Fielmente proclame a Sua Palavra, anuncie o perdão de Deus, celebre os sacramentos, pastoreie o Seu povo.”
Desde então minha maior preocupação tem sido buscar cumprir o ministério à mim delegado, e parte deste ministério é ser uma voz profética, de alerta e exortação, à que vivamos de acordo com a Palavra.
Apesar dos evangélicos estarem em alta no Brasil, o evangelho não está. Isto porque o impacto, ou a proclamação, do evangelho não tem sido proporcional ao número de evangélicos. Creio que uma das causas para este sintoma é que a igreja tem deixado de ser um local de proclamação do evangelho para salvação e conseqüente transformação de vidas; para ser um balcão de serviços religiosos pequenos. Com isso as pessoas buscam a igreja por sua prestação de serviços (cura, prosperidade, etc...); como as multidões que seguiam Jesus por causa da multiplicação de pães e dos milagres, mas que logo em seguida gritava: crucifica-o.
A conseqüência é que temos um grande número de cristãos nominais,  que não demonstram caráter cristão no seu dia-a-dia. O que te faz cristão é o caráter de Cristo na sua vida.

“Caráter é o que somos na escuridão, quando ninguém está nos olhando” Moody

1) Rituais religiosos não fazem de você um cristão  (Gl 6.15)
O Cristianismo não é fundamentalmente uma religião de cerimônias externas, mas algo interior e espiritual, algo do coração. O que realmente importa é se a pessoa é de fato nova criatura.

2) Parecer cristão não faz de você um cristão (Mt 7.21)
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

3) Freqüentar a igreja não é sinal de que você é um Cristão
Um sinal de que você é cristão é freqüentar a igreja. Vir à igreja faz de você um cristão, tanto quanto dormir numa garagem faz de você um carro.

4) Ter experimentado um milagre não faz de você Cristão (Lc 17.17)
“E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?”

- Ser cristão é buscar a cada dia o caráter de Cristo.
Cristo é a personificação da vontade de Deus para o ser humano, logo nossa meta deve ser parecermos com Ele a cada dia.
Uma régua para buscarmos medir nosso cristianismo é perguntar:
- Em meu lugar, o que Jesus faria?
- O que Bíblia diz a respeito?

Pastor Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário