domingo, 20 de junho de 2010

Verdadeira Espiritualidade Cristã

Esboço da mensagem pregada em 20/06/2010

A grande maioria dos cristãos da atualidade tem um conceito sobre espiritualidade, que é diferente daquele ensinado na Bíblia. A maneira errada de se entender espiritualidade está associada à aparência externa, como por exemplo, os dons tidos como espetaculares. Mas a maneira correta, está intimamente ligada ao conteúdo interior, ou seja, o fruto do Espírito. O homem julga de acordo com aquilo que ele vê, isto é, a aparência externa. Já, Deus, julga de acordo com aquilo que Ele vê, isto é, o conteúdo interior.

Mateus 7:21-22 nos ajuda a entender melhor sobre este assunto. Os que falam aqui, falam como cristãos, agem como cristãos, reconhecem que Cristo é o Senhor, mas a realidade é que Jesus, não é o Senhor deles. No versículo 22 são mencionados sinais (dons espetaculares), que para a maioria de nós, seriam provas incontestáveis da aprovação de Deus, de Sua presença e de uma verdadeira espiritualidade cristã.

As pessoas que Jesus está descrevendo aqui estão confiando para a sua salvação em uma afirmação do credo, no que elas dizem a Cristo ou a respeito de Cristo. Mas, a nossa profissão verbal precisa estar acompanhada da transformação de vida.

O tipo de profissão verbal cristã que Jesus descreve parece totalmente admirável. Vejamos:

- é respeitosa, pois chama Jesus de Senhor.

- é ortodoxa, ou seja, está de acordo com a sã doutrina.

- é fervorosa, porque a ênfase: “Senhor, Senhor”, é entusiástica e não fria e formal, querendo chamar a atenção para a força e o zelo de sua devoção.

- é uma confissão pública, chamando a atenção para as realizações diante das pessoas, mostrando assim, sua “fidelidade” ao Senhor Jesus.

Percebe-se que o que essas pessoas destacam ao falar com Jesus, no dia do juízo, é o nome pelo qual ministraram. Reivindicam que, em nome de Jesus, pública e abertamente, eles profetizaram, expulsaram demônios e fizeram muitos milagres.

Que profissão de fé poderia ser melhor? Temos aqui pessoas que chamam Jesus de Senhor com respeito, ortodoxia e entusiasmo. Mas então o que há de errado? A razão pela qual Jesus os rejeita, é que a profissão de fé deles, foi apenas verbal. Não foi acompanhada e autenticada por uma vida genuinamente transformada, e evidenciada pelo conteúdo interior, manifesta pelo fruto do Espírito. Não perceberam que para Deus, ser, é mais importante do que ter e fazer. Tinham uma confissão de lábios e realizações, porém, não de vida.

Eles podem alegar feitos grandiosos em seu ministério, mas não haviam sido transformados de dentro para fora, faltava-lhes o fruto do Espírito.

Podemos perceber a importância do Fruto do Espírito comparando-o aos dons do Espírito. É óbvio que ambos provém de Deus, porém, o que evidencia a verdadeira espiritualidade cristã é o fruto do Espírito.

DONS DO ESPÍRITO

FRUTO DO ESPÍRITO

Não são evidências de que uma pessoa está salva, pois não salvos, podem manifestá-los. Mt. 7: 21-23.

Só pode ser produzido na vida daquele que é guiado pelo Espírito Santo. Só é guiado pelo Espírito aquele que está em Cristo. João 15: 4-5.

Podem ser usados para autopromoção e vanglória. 1 Co. 1:7 e 10-11

Reproduz no crente o caráter de Cristo. Isto glorifica a Deus. Mt 5: 16

Às vezes orgulhosos e egocêntricos recebem dons. 1 Co. 3: 1

Somente submissos ao Espírito Santo, manifestam. Gl. 6: 15; Rm 8: 14

Não é marca de espiritualidade Mt 7: 21- 23

Evidencia a verdadeira espiritualidade cristã Mt 7: 15-20

Para cumprir o propósito de edificar, deve ser regulado pelo amor. 1Co. 12: 31-13: 3

Amor é fruto do Espírito.

Gl. 5: 22

 

Que fique claro que não estamos desprezando os dons espirituais. Eles são muito importantes para a missão da igreja e devem ser buscados conforme instrução do apóstolo Paulo em 1Co. 12:31, e exercidos no contexto da comunidade dos santos, ou seja, na igreja, para edificação mútua. O que queremos destacar é que a verdadeira espiritualidade está intimamente ligada ao fruto do Espírito, pois discípulos de Cristo, devem manifestar o caráter de Cristo. Nisto está a verdadeira espiritualidade.

Pastor Paulo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário