domingo, 13 de junho de 2010

DONS ESPIRITUAIS ( I Co 12 )

Esboço da mensagem pregada em 13/06/2010

Somos avivados; nossa igreja é fruto de um dos maiores avivamentos da história da igreja. Cremos no poder do Espírito Santo de Deus e em milagres. Baseados  nisto buscamos Sua plenitude e inteira santificação. Ao mesmo tempo em que buscamos manter o padrão das sãs doutrinas, procurando não nos desviar nem para a esquerda e nem para a direita. 

O que é dom espiritual, ou dom do Espírito?

É a manifestação do Espírito Santo, através do crente, visando o bem comum. ( I Co 12.7). Dons espirituais são distribuídos como Espírito Santo quer (I Co 12.11)

Dons Espirituais

De acordo com I Co 12:

v.8 – Palavra de Sabedoria e Ciência

v.9 – Fé e cura

v.10 – operação de milagres,  profecia, discernimento de espíritos, línguas e interpretação de línguas.

De acordo com Rm 12

v.6 – profecia

v.7 – serviço (ministério), ensino

v.8 – ânimo (exortação), repartir (contribuir), liderança (presidir),

Quanto à distribuição e importância dos dons:

O Espírito Santo reparte os dons como lhe apraz, e lhe não dá todos os dons para um crente, ele reparte entre os crentes para o Corpo tenha os dons. A cada crente é uma parte do corpo, assim cada com é importante para o corpo. Há dons mais evidentes e menos evidentes, mas não há dons mais importantes ou menos importantes.

Nem todos terão todos os dons: I Co 12.29,30

“Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?”

Busca pelos Dons Espirituais

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” I Co 12.31

A palavra nos instrui a buscarmos dons espirituais utilizando a expressão “de melhores dons”.

Ao lermos I Co 14 veremos que Paulo estima os dons por sua capacidade de edificação (oikodome) mútua (1Co 14.1-5). Assim como Deus é a fonte dos dons (capítulo 12),  e assim como amor é o modo de utilização dos dons (capítulo 13), assim também a edificação é o alvo dos dons (capítulo 14).

Logo, melhores dons são dos dons que trarão maior edificação da igreja.

Conclusões:

- Discordamos daqueles que ensinam que o dom de línguas seja o sinal do batismo com o Espírito Santo. (1 Coríntios 12:30)

- Cremos que a Bíblia não apenas ensina sobre a existência dos dons espirituais, como também estabelece e normatiza o lugar, a função e o uso dos dons na igreja (entenda-se na reunião dos fiéis) (1 Co 12-14).

- Se dons espirituais são para edificação da igreja, devem ser utilizados no seio da igreja.

- O amor é o validador dos dons