domingo, 6 de junho de 2010

OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE

Esboço da mensagem pregada em 06/06/2010

 

O Espírito Santo é a pessoa específica da Trindade por meio de quem toda a Divindade Triúna atua em nós. É por meio da obra do Espírito Santo que sentimos a presença de Deus dentro de nós e a vida cristã recebe relevância especial.

O Espírito Santo:
1.       é uma pessoa com quem podemos ter uma relacionamento pessoal.
2.       Por ser divino, deve receber a mesma honra e respeito que dispensamos ao Pai e ao Filho. É apropriado adorá-lo como adoramos a eles.
3.       Deus não está distante. No Espírito Santo, o Deus Triúno chega perto de nós, tão perto que, de fato, entra em cada pessoa que crê.

A Obra do Espírito Santo na vida do Cristão:

1 - O Espírito Santo é o agente na conversão:
“Quando Ele (O Consolador) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque vou para meu Pai e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado”  - Jo 16.8-11

2 - O Espírito Santo é Santificador (1 Ts 4:7-8; 2 Ts 2:13; 1 Pe 1:2)
Entrando na vida do cristão na conversão, Ele o enche com sua presença purificando o coração e capacitando para testemunhar e servir (Jo 3:5; At 1:8; Rm 8:9 e Gl 3:3).
Quando somos cheios do Espírito Santo agimos com pureza de intenção, amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, tratando outras pessoas como gostaríamos de ser tratados, experimentando em todo tempo aquela paz que excede a todo entendimento humano.

3 - O Espírito Santo é ensinador (Jo 14.26)
“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.”

4 - O Espírito Santo intercede por nós (Rm 8.26)
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

5 - O Espírito Santo concede dons aos crentes
Ele distribui dons para o bem comum e edificação da igreja, não para prazer ou vantagem daquele que os possuem:
“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.” I Co 12.7
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” I Co 12.11

 

A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO
Chamamos de Plenitude do Espírito Santo aquela experiência subseqüente à conversão em que experimentamos de maneira poderosa o enchimento como Espírito Santo, momento em que podemos receber dons espirituais. Isto é que muitos chamam de Batismo no Espírito Santo. Apesar de ser apenas uma questão semântica, não chamamos assim pois cremos que há um só batismo, o de Jesus que implica no lavar regenerador da água e do Espírito Santo (Tt 3.5). Cremos ainda que Plenitude do Espírito Santo pode ser experimentada em diversas ocasiões da vida.
Depois de Pentecostes, não encontramos nenhuma exortação para que cristãos busquem o batismo com Espírito Santo, mas encontramos algumas passagens que exortam os cristãos a se encherem do Espírito (Ef. 5.18; Gl 5.16; 1 Ts 5.19; Ef 4.30).

Máxima:
Ser cheio do Espírito Santo não é tanto uma questão de obter mais do Espírito, mas de ele possuir uma fatia maior da nossa vida.

 

Pastor Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário